Páginas

30 de nov de 2013

Orquídeas, minha outra paixão!

Amo minhas orquídeas.

Olá amigos, já estava com saudade de vocês. Hoje vim falar de uma grande  paixão que tenho e que a cada dia só cresce. Desde muito pequena, mamãe dizia que eu amava até o mato, morro de rir quando me lembro disso, pois é, sempre fui mesmo louca por planta, tenho muitas no meu quintal, a minha maior paixão era rosas e  ainda as amo muito, elas tem um perfume inconfundível não acham? e as cores e formas que ciosas mais perfeitas. Amo muito, tenho varias roseiras em meu quintal. Mais quando descobri as orquídeas fiquei muito apaixonada. Logo fui aprender sobre elas, conhecer suas  origens e descobri seus perfumes, cores e formas. São tantas, mas hoje vou falar sobre esta da foto que é um Cymbidium.

Nome científico: Cymbidium spp.
Origem: Ásia. 

Ao género Cymbidium pertencem umas 70 espécies de orquídeas terrestres e epífitas (que crescem sobre as árvores).
 
Os cymbidium foram as primeiras orquídeas vendidas como plantas de interior. São uma das mais populares orquídeas do mundo devido ás suas bonitas flores.

 
Um dos factos que a torna tão popular é que pode sobreviver a temperaturas baixas e floresce no Inverno, quando poucas outras orquídeas florescem.

São as orquídeas mais cultivadas no mundo, devido ao seu fácil cultivo. Existe um grande número de híbridos de todas as cores.

São plantas constituídas por pseudobolbos aéreos de onde saem folhas finas e compridas e com uma dobra longitudinal. As hastes florais nascem na base desses pseudobolbos e dão diversas flores por cada haste.

Os cymbidium florescem uma vez ao ano, do Inverno à Primavera, durante 8 a 12 semanas. As suas flores são das maiores de todas as orquídeas, e a gama de cores vai desde o verde ao amarelo, vermelho, castanho e branco.

É importante saber que esta planta só entra em floração se tiver 3 ou 4 pseudobolbos por planta.

Cultivo do cymbidium: colocar os cymbidium ao sol. As plantas devem captar a maior radiação solar possível. Uma das razões mais frequente para a falha na floração do Cymbidium é justamente a carência de radiação solar durante a época de crescimento. 

Durante o Verão a temperatura ótima deve situar-se entre os 23 e os 30 °C. No Outono para que se produzam as hastes florais, a temperatura deve situar-se entre os 10 e os 15 °C. 

Esta planta gosta de climas que apresentem uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite durante o Verão, com noites o mais frescas possível. Entre Janeiro e Abril gosta de temperaturas perto dos 12 – 13 ºC durante a noite e até 20 – 22 ºC durante o dia.

As noites frescas entre os 10 e os 14 ºC favorecem a formação das hastes florais.

Substrato de cultivo: o mais adequado terá uma proporção de 50% de casca de pinheiro e 50% de turfa fibrosa.
A boa drenagem do substrato de cultivo é muito importante pois a água deve escoar rapidamente.

Rega: regar abundantemente a cada 2 - 3 dias desde o final da Primavera até Setembro.
Durante o Inverno basta regar uma vez por semana.

Se a água de rega tem um pH alto dever-se-á juntar sulfato de ferro para baixar o pH.

Adubação: a cada 15 dias, na rega, desde a Primavera até ao final do Verão. Alternar de cada vez os adubos utilizados, usando quer um adubo para plantas com flor quer um para plantas verdes.

A cada 6 semanas dever-se-iam usar microelementos.

Mudança de vaso: a cada 2 / 3 anos, imediatamente após a floração.

Pragas: as folhas podem ser atacadas por cochonilhas, aranhiço vermelho e tripes. Aplicar insecticidas específicos
 para essas pragas. 

Problemas: folhas amareladas ou com manchas negras na zona da curvatura da folha significa que as plantas estão excessivamente expostas á radiação solar. Mover as plantas para uma zona com mais sombra.


Bom galera, por hoje é só, volto para falar mais sobre essas preciosidades. Bjs e até.

4 comentários:

  1. Já tenho bolbos de orquídeas na terra há dois anos e não rebentam!
    Provavelmente...precisam dos tais cuidados especiais!
    Bj amigo!

    ResponderExcluir
  2. oiiiiiiiiiiii amor ameiiiiiiiiiiiii seu blog e sou sua seguidora , sabe eu amo orquídeas tenho algumas, eu te espero sua visita no meu blog:
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/
    Beijinhosssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda, muito obrigada pelo carinho e já estou ti seguindo!!!!!!

      Excluir
  3. Oi linda,estou participando do seu sorteio em parceria com Dinha Ponto Cruz,amei seu cantinho,aqui é tudo muito lindo,parabéns,te convido a conhecer o meu também,sera muito bem vinda la´.bjs.

    ResponderExcluir

Pode deixar um lindo recadinho que logo dou um pulinho para deixar um carinho. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...