Páginas

28 de mai de 2016

Seja Livre!



Livres!

Não rogo que os tirei do mundo, mas que os protejas do Maligno.
João 17.15



Jesus quer os talmidim (seguidores) no mundo. O mundo é o sistema organizado contra o reino de Deus. É a realidade injusta, caótica, malvada, maligna. É o contexto de opressão, competição, egoísmo, onde as pessoas atropelam umas as outras, cada um pensando apenas em si mesmo. O mundo é o ambiente vazio da solidariedade e compaixão. É chamado na Bíblia de " este mundo tenebroso". Mais é no mundo que os talmidim de Jesus devem estar, pois são sal da terra e luz do mundo.
Jesus foi equivocadamente acusado de ser mundano. Ele foi várias vezes criticado por "estar no mundo", conversando com gente de reputação duvidosa, jantando com pecadores, tocando em gente doente, que vivia à margem da sociedade e da religião em Israel. Ele respondeu que " são as pessoas doentes que precisam de médicos". Os talmidim de Jesus tem essa mesma vocação: esta no mundo para manifestar o amor, a bondade e a compaixão de Deus. Jesus, entretanto, sabe que no mundo, que "jaz no maligno", seus talmidim poderão ser tornar escravos do Malvado.
O que significa ser livre do Maligno? Basicamente, significa ser livre da possibilidade de se torna malvado. Certa vez, fui convidado a fazer palestra numa empresa, e a diretora do RH começou a conversa dizendo: "Pastor eu trabalho no inferno." Respondi: "Bom, se você trabalho no inferno deve ter um Diabo lá." Ao que ela concluiu: "Tem mesmo, e é o presidente da empresa".
Este mundo se parece mesmo muitas vezes com o inferno. E não podemos e nem temos como sair do mundo, até porque é no mundo que Jesus nos quer. A alternativa é esta no inferno sem fazer pactos com o Diabo, estar no mundo dominado pelo maligno sem nos tornarmos igualmente malvados.
Eu peço isto a Deus:  que eu esteja no mundo, mas não seja mundano; que eu esteja no mundo, mas não me torne imundo; que eu transite no horizonte onde o Maligno domina, sem me tornar malvado. Eu oro assim e convido você também a fazer a mesma oração.

(Extraído do livro Talmidim - Ed René Kivitz)



17 comentários:

  1. Interessante a forma com que o autor desse livro empregou o nome talmidim dentro de um contexto totalmente diferente Patricia... Talmidim são justos/piedosos que estudam e praticam o Talmud que é a lei oral, passada para lei escrita e assim compilado e resumido no antigo testamento, sem relação alguma com o novo testamento "o evangelho de JC"

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse trecho do livro. Não conheço o autor, mas realmente devemos ser fortes para nos manter no bem. Pois nesse mundo onde tudo de ruim é encontrado com facilidade, tem que ser forte.
    😘

    ResponderExcluir
  3. Nós vivemos no mundo, mas não podemos viver como o mundo vive, temos que fazer de tudo para viver com Cristo, deixar as coisas do mundo para trás,e ser livre para Deus, Patrícia bjs.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, legal a oração, ao meu ver é uma boa forma de pedir sabedoria e proteção nesse mundo.

    ResponderExcluir
  5. Livro muito abençoado,adorei,bjus.

    ResponderExcluir
  6. Livro interessante!o mundo de hoje tem muita maldade,ambição e falta de amor. Temos que ter sabedoria,amor ao próximo e principalmente Fé.Bjss

    ResponderExcluir
  7. O mundo hoje em dia esta faltando amor ao próximo,humildade e respeito... O livro parece ser bem interessante

    ResponderExcluir
  8. É um doa capítulos da Bíblia que mais gosto, João 17 !

    ResponderExcluir
  9. Temos que estar firme em Deus e olhar só pra Jesus para não se contaminar nesse mundo.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro,mas achei legal.Infelizmente o mundo está cheio de pessoas ruins e maldade,mas temos que estar sempre firme com Deus.
    www.estilosamorena.com
    beijos.

    ResponderExcluir
  11. Estamos mesmo precisando de muitas orações, porque está a cada dia mais difícil sobreviver em sociedade!Acredito que mantendo a fé intacta poderemos vencer! Lindas palavras Patrícia!

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
  12. Amada linda interessante este livro! vou procurar para ler, o mundo está precisando de muito amor! só tem maldade, temos que confiar em Deus, pois ele é a nossa salvação, beijinhossssssssssssss
    Rúbia

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o livro e o trecho.
    Devemos sempre estar com Deus em tudo na nossa vida.Bjssss

    ResponderExcluir
  14. Interessante esse texto, e me fez lembrar um estudo que eu tive a algum tempo, onde dizia que Talmidim eram Os meninos de Israel que começavam a estudar a Torá aos 6 anos. A Torá era a lei de Moisés,o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia! "Gênesis, Êxodo, Levítico, números e Deuteronômio. Aos 10 anos, ao final do primeiro ciclo de estudos chamado Beit Sefer, esses meninos já haviam decorado a Torá. A partir daí alguns voltavão para casa e aprendião o ofício da família, mas os que se destacavão continuavão num segundo estágio.Os que haviam sido selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos já sabiam de cor todas as Escrituras: além da Torah (a Lei de Moisés, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco).Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavãoestudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado.
    Esses meninos extraordinários eram chamados Talmidim, plural da palavra hebraica Talmid, que no novo Testamento traduz como discípulo.
    Mas Jesus é diferente dos rabinos da sua época e Ele faz um convite a todos e não só apenas aos extraordinários. Jesus convida pessoas como eu e você para sermos seus talmdim.Ou seja seus discípulos. Onde Ele diz: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mateus 28:19)
    Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o texto Patrícia. E temos que pensar realmente nisso "estamos no mundo mas não somos do mundo" então que não noa deixemos contaminar com o mal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. QUE LIVRO ABENÇOADO,MUITO LINDO,PARABÉNS PELA POSTAGEM BEIJOS

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia esse livro.
    Não somos do mundo. Temos que ser de Deus.

    ResponderExcluir

Pode deixar um lindo recadinho que logo dou um pulinho para deixar um carinho. Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...